
EAD - A nova forma de compartilhar conhecimento
Compartilhe
Todos já devem ter ouvido que a profissão de professor não é valorizada. Talvez você tenha questionado a conduta do professor se foi a ideal para resolver algum conflito no qual seu filho se envolveu na escola.
Até o início da quarentena, devido a pandemia do covid-19, vivíamos uma rotina tranquila com relação ao compromisso de acompanhar a vida escolar dos nossos filhos. Tudo se resumia a ajudá-lo com a lição de casa. E já parecia muita coisa. Agora temos certeza daquilo que só desconfiávamos e passamos a perceber que a professora tinha razão: nossos filhos não são anjos.
De repente, a nossa vida mudou. Agora temos uma nova missão. Ainda que alguns não tenham a formação, é inevitável dedicar mais tempo para substituir aquele que é insubstituível, o professor da escola.
Tivemos que lidar com a nossa falta de tempo além do despreparo para mediar a realização de atividades pedagógicas o que torna a situação do ensino ainda mais complexa.
As coisas não serão mais como antes. A educação e os professores também não. Os pais serão diferentes, a visão sobre o trabalho da escola e do professor serão mais positivas. Muito mais. Estamos diante de uma nova forma de compartilhar conhecimento.
A tecnologia está aí para nos auxiliar. Youtube, plataformas para aulas on-line, videoaulas, encontros com alunos e professor ao vivo. É a Educação a Distância, a tão falada EAD.
A Educação a Distância torna esse desafio menos traumático para todos os envolvidos nos processos de ensinar e aprender. Sob orientação do professor, o estudante pode seguir o caminho da aprendizagem mais autônoma, buscando a solução das dificuldades individuais, e com isso, descobrir caminhos mais complexos e desafiadores para o próprio aprendizado.
Na EAD, também é necessário oferecer ao aluno um conteúdo relevante, interagindo com o estudante, compartilhando conhecimento e acompanhando o progresso dele.
Estamos diante de um novo conceito de Educação, a distância. E o professor? Bom, quanto mais perto, melhor.
Elieser Mota - jornalista