
Media Training
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Você sabia que tem pessoas que precisam aparecer na mídia social, gravar um vídeo, fazer uma Live e tem pavor de se ver na frente de uma câmera?
Existe uma ferramenta de comunicação chamada media training. Ela oferece maior conhecimento das regras de comunicação e de como um entrevistado deve se portar antes de se expor nos veículos de mídia. Quem faz esse tipo de assessoria quase sempre é um jornalista. E vou explicar o motivo.
Encarar um batalhão de jornalistas, com perguntas que vão induzir o entrevistado a uma resposta que interessa ao repórter, não é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes, o entrevistado não responde o que o repórter gostaria de ouvir e também não fica satisfeito com o que respondeu. Preparar o entrevistado é função do profissional de media training e esse precisa conhecer o outro lado, o lado de quem pergunta.
Baseado nisso, gostaria de fazer uma analogia onde o assessorado (empresa) é o entrevistado e o seu cliente, o repórter. O cliente está constantemente fazendo perguntas que interessam a ele, mas a empresa não responde às perguntas de forma eficaz.
Diante disso, não se trata apenas de ligar uma câmera e fazer uma live ou gravar um vídeo. É possível perder clientes, ao contrário do que se pretendia, simplesmente por não saber utilizar, por exemplo, a comunicação verbal, visual e corporal. É indispensável conhecer o outro lado, o seu cliente, aquele que verá e ouvirá a sua resposta.
Antes de ligar a câmera, o ideal é ter bem claro a mensagem que você deseja transmitir e como transmitir. Para isso, contar com um profissional de media training para assessorar o comunicador (empresa) durante o processo de produção do vídeo ou live é fundamental. Certamente, seu conteúdo audiovisual terá o efeito planejado que é transformar curtidas ou visualizações em clientes.
Meu nome é Elieser Mota. Sou jornalista, media training e trabalhei 10 anos em emissoras de São Paulo, TV Cultura e TV Record, como repórter cinematográfico (cameraman). Convivi diariamente com repórter e entrevistado. Aprendi, nas muitas entrevistas que participei, observando quem eram os entrevistados preparados e bem assessorados. Eles sabiam utilizar a mídia para propagar suas informações com objetividade e clareza. É isso que o “cliente” procura.